Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolver câncer é como embarcar numa jornada, mas sem saber onde vai terminar. Requer força para cooperar com a doença e assumir uma nova identidade como um paciente de câncer. Pesquisas comprovam que a arquitetura pode ter um efeito positivo na recuperação de pacientes com a doença. A escala humana e uma atmosfera acolhedora pode auxiliar as pessoas a melhorarem. Apesar disto, muitos hospitais dificilmente chegam a ser confortáveis. Apenas encontrar o caminho entre a recepção e a cantina já pode ser difícil. Se quisermos que as pessoas melhorem nos hospitais, precisamos desinstitucionalizar e criar um centro de saúde acolhedor. O Centro para a Saúde e Câncer projetado por Nord Architects Copenhagen faz exatamente isso.
O novo Centro para a Saúde e Câncer em Copenhagen é concebido como um edifício icônico, que desperta a conscientização do câncer sem estigmatizar os pacientes. Projetado como uma série de pequenas casas combinadas numa só, o centro fornece o espaço apropriado para uma instalação de saúde contemporânea, sem perder a escala confortável do individual. As casas são conectadas por uma cobertura, moldada como um origami japonês, o que confere ao edifício uma assinatura característica.
Ao entrar no edifício, podemos encontrar uma confortável área de lounge, e a partir daqui, pode-se ter acesso às outras partes da casa, que inclui um pátio ajardinado para contemplação, espaços para se exercitar, uma cozinha comum onde se pode aprender a cozinhar comidas saudáveis, além de salas de reuniões para grupos de pacientes, etc.
O edifício está localizado próximo ao centro da cidade de Copenhagen, na mesma área que o Hospital Universitário de Copenhagen (Rigshospitalet), para que os pacientes possam ir para o Centro de Saúde depois de um tratamento no Hospital. Do outro lado da rua está o Instituto de Medicina.
Originalmente publicado em Novembro 19, 2013